Perguntas Frequentes
Geral
O que faz uma corretora de seguros?
A corretora de seguros é a empresa responsável pela consultoria e intermediação da venda dos seguros para o cliente final. Está habilitada a orientar quanto aos produtos que melhor atendem às necessidades dos segurados, considerando opções de seguradoras, custos, riscos e garantias.
A corretora é necessária na contratação de um seguro?
Sim. Em geral, as seguradoras disponibilizam as condições para contratação do seguro somente para corretores habilitados e capacitados para orientação do segurado na contratação.
O que é a apólice de seguro?
É o documento emitido pela seguradora, de acordo com as condições do seguro contratado pelo cliente/segurado.
O contrato poderá ser alterado após a emissão da apólice do seguro?
Mediante a aceitação da seguradora, algumas condições poderão ser alteradas após a emissão da apólice, através de endosso. Essas alterações podem gerar alteração no valor inicialmente contratado.
O que endosso de seguro?
Endosso é o documento emitido pela seguradora para a alteração de uma condição solicitada pelo segurado.
O que é o prêmio do seguro?
É o valor que o segurado paga à seguradora pelo seguro para transferir os riscos previstos nas condições contratuais.
Como é calculado o prêmio do seguro?
O prêmio do seguro é calculado através das estatísticas realizadas e no interesse técnico atribuído ao risco.
O que pode acontecer em caso de atraso nos pagamentos dos prêmios?
Em caso de atraso nos pagamentos, o segurado poderá ter sua apólice de seguro cancelada, e consequente, as coberturas também.
É possível perder o direito à indenização? Em que situações?
Sim, é possível. As situações mais comuns são: declarações fraudulentas na contratação do seguro, atos dolosos e reclamação de sinistros fora do prazo, entre outras.
Qual o prazo para receber a indenização de um sinistro?
O prazo previsto para indenização é de aproximadamente 30 dias após a entrega de toda a documentação necessária para regulação, desde que não tenham parcelas em atraso ou necessidades de análises excepcionais.
A seguradora pode se recusar a fazer um seguro?
Sim, a seguradora pode se recursar e não aceitar o risco proposto pelo segurado por motivos técnicos e ou comerciais. A seguradora pode recusar um seguro após 15 dias da data de transmissão da proposta.
Veículos
O que é a franquia do seguro?
É o valor, expresso na apólice, que representa a parte do prejuízo que deverá ser arcada pelo segurado por sinistro. Assim, se o valor do prejuízo de determinado sinistro não superar a franquia, a seguradora não indenizará o segurado.
Existe franquia para consertar veículo de terceiros?
Não, a franquia é aplicada somente para consertar o veículo segurado na apólice.
O que é bônus?
Trata-se de critério definido pela seguradora para permitir uma redução no valor do prêmio quando o segurado apresentar um número de anos sem sinistros. A SUSEP não define regras para a aplicação ou suspensão de bônus. Quando houver a previsão de bônus no contrato, o mesmo deverá constar na proposta e na apólice.
Qualquer veículo pode ter seguro?
Não, todos os veículos estão sujeitos a análise e aceitação prévia do risco pela seguradora. A seguradora, por motivos técnicos ou comerciais, pode recusar o risco.
O seguro cobre sinistro quando o veículo está sendo usado por terceiros?
O seguro é contratado com base na análise do perfil do(s) condutor(es). Em caso de sinistro onde o condutor (terceiro) não foi declarado na contratação do seguro, o evento é passível de perda de cobertura e consequentemente perda também da indenização dos prejuízos.
Se meu perfil de risco mudar durante a vigência do seguro eu devo avisar a seguradora?
Sim. Usualmente, para fins de avaliação de risco e cálculo do prêmio, as seguradoras solicitam o preenchimento de um questionário de avaliação de risco (perfil), com perguntas sobre o uso do veículo por jovens de 18 a 24 anos, uso de estacionamento fechado, região de risco, uso diário do veículo para o trabalho ou faculdade, etc. Eventualmente, tais situações se alteram ao longo da vigência da apólice. Se isso ocorrer, procure o seu corretor ou a seguradora e comunique a alteração para, se necessário, fazer o endosso, evitando assim o risco de o veículo ficar sem cobertura em caso de sinistro.
Quando tenho direito a carro reserva? Todas as modalidades de seguro auto possuem este benefício?
Para ter direito a essa cobertura, esse benefício deve ser contratado juntamente com o seguro auto. Praticamente todas as seguradoras oferecem esse benefício durante a contratação do seguro.
O que é seguro auto guincho?
Seguro auto guincho é o seguro auto com a cobertura de assistência a guincho, onde a seguradora disponibiliza um reboque em casos de emergência por determinada quilometragem.
Residencial
Quais as diferenças entre o seguro residencial e o seguro condomínio?
O seguro residencial é destinado a residências individuais, casas e apartamentos, habituais ou de veraneio. Ele garante cobertura para a edificação e, facultativamente, pode oferecer cobertura para o conteúdo.
Já o seguro condomínio é um seguro obrigatório para a edificação ou o conjunto de edificações, abrangendo todas as unidades autônomas e partes comuns do condomínio, contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial.
Quais as coberturas do seguro residencial?
O seguro residencial é um seguro compreensivo, pois oferece diversas coberturas. A mais comum é a cobertura contra incêndio, queda de raios e explosão. É destinada a residências individuais, casas e apartamentos, habituais ou de veraneio.
Adicionalmente, são oferecidas coberturas que indenizam os danos causados por alagamento, queimadas em zona rural, vendaval, impacto de veículos, queda de aeronave, danos elétricos e responsabilidade civil familiar, entre outras.
Várias seguradoras oferecem, junto com o seguro, pacotes de serviços de assistência, que incluem serviços como limpeza de caixa d’água, verificação elétrica e hidráulica, chaveiro etc.
Seguro Viagem
Quem pode contratar um seguro de viagem?
Qualquer viajante pode contratar essa cobertura e existem muitas opções no mercado. Alguns países exigem obrigatoriedade de seguro viagem para ingressar em seu território.
Até quanto tempo antes da viagem posso contratar o seguro?
Você pode contratar o seguro viagem até a data de embarque, desde que ainda não tenha embarcado. Por segurança, recomendamos contratar com antecedência de três dias.
Seguro de pessoas/vida
O que é seguro de vida?
O seguro de vida é aquele que prevê uma indenização por parte da seguradora aos beneficiários em caso de morte do segurado por qualquer causa (cobertura básica).
Além da cobertura básica existe a opção de contratar coberturas opcionais, como Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA), que visa uma indenização ao próprio segurado ainda em vida.
Qual a diferença entre seguro de vida e de acidentes pessoais?
O seguro de vida cobre o risco de falecimento, tanto em caso de acidente como doença. O seguro de acidentes pessoais cobre o falecimento ou incapacidade da pessoa segurada somente em caso de acidentes.
Quem pode contratar um seguro de vida? Existe limite de idade?
Esta modalidade de seguro geralmente compreende a faixa etária entre 18 e 65 anos. É importante ressaltar que quem possui problemas de saúde pode não ter a disponibilidade de algumas coberturas ou até ter de pagar mais. Essas informações devem ser repassadas à seguradora durante o processo de cotação do seguro de vida.
A apólice de seguro pode sofrer alterações durante sua vigência?
Sim, as alterações devem ser submetidas para análise da seguradora.
Seguro Bike
O seguro bike cobre qualquer tipo de acessórios?
O Seguro Bike pode oferecer cobertura para acessórios que são acoplados à bike, como ciclocomputadores, GPS e velocímetros. Já acessórios de uso pessoal, não acoplados à bicicleta, como capacetes, luvas, squeezes, mochilas, roupas e ferramentas não são contempladas.
Posso contratar um seguro bike para bicicletas usadas? De até quantos anos?
Sim, é possível contratar um seguro para bicicletas usadas, dependendo das condições de cada seguradora.
Seguro para caminhões
Qual a diferença entre seguro de caminhão e seguro de carga?
A diferença é o objeto segurado. O seguro do caminhão cobre o ativo, o caminhão/frota, sendo possível contratar cobertura de danos materiais e corporais para terceiros em caso de acidentes. O seguro de carga cobre somente as mercadorias/insumos transportados. A responsabilidade de contratação do seguro de carga é do dono da mercadoria (embarcador ou comprador). O transportador, por sua vez, é obrigado a contratar o seguro de acidentes e facultativamente pode contratar o seguro contra roubo das mercadorias.
Seguro para equipamentos portáteis
Quais são os equipamentos portáteis que podem ser segurados?
Notebooks, filmadoras, câmeras e smartphones são equipamentos portáteis que podem ser segurados.
Preciso de nota fiscal para contratar o seguro equipamento?
Sim, as seguradoras exigem as notas fiscais dos equipamentos que serão segurados.
O seguro de equipamentos portáteis tem franquia?
Sim, pode haver franquia. O valor dependerá da negociação realizada.
Seguro para caminhões
Quais são os equipamentos portáteis que podem ser segurados?
Notebooks, filmadoras, câmeras e smartphones são equipamentos portáteis que podem ser segurados.
Preciso de nota fiscal para contratar o seguro equipamento?
Sim, as seguradoras exigem as notas fiscais dos equipamentos que serão segurados.
O seguro de equipamentos portáteis tem franquia?
Sim, pode haver franquia. O valor dependerá da negociação realizada.
Seguro Auto Mulher
Quais são as coberturas exclusivas de um seguro Auto Mulher?
Entre as opções de coberturas e assistências exclusivas para o seguro Auto Mulher, algumas delas são: carro reserva, cursos de mecânica e direção defensiva, suporte contra danos a vidros, lanternas e faróis, assistência 24h, com guincho para situações como pneu furado e , e diversos descontos exclusivos em produtos, estabelecimentos e serviços.
Quais as vantagens de ter um seguro Auto Mulher em relação ao seguro comum?
As vantagens começam pelo preço, que é um pouco menor. Afinal, conforme estatística, mulheres se envolvem menos em acidentes de trânsito do que os homens. Assim como em qualquer seguro, porém, o Auto Mulher realiza uma análise de risco para a definição do prêmio (custo) da apólice.
Seguro para condomínios
O seguro para condomínios é obrigatório?
Sua contratação é obrigatória por lei, segundo artigo 1.346 do Código Civil. Ele dá a segurança de que, mesmo quando algo der errado, o prejuízo será o menor possível.
O seguro cobre qualquer emergência no condomínio?
Existem dois tipos de coberturas: a simples e a ampla. Cada uma cobre ocorrências diferentes.
Se o condomínio possui um seguro, é necessário fazer também um seguro residencial?
Sim, mesmo que o condomínio possua seguro, é importante a contratação do seguro residencial. O seguro do condomínio cobrirá um evento externo que ocasione prejuízos a sua unidade. O seguro residencial cobrirá eventos de origem interna na unidade e que ocasione prejuízos à terceiros, sendo condomínio e unidades vizinhas, além de fornecer serviços de assistência à residência, como por exemplo, eletricista e encanador.
Seguro Fiança
Quem pode contratar um seguro fiança?
Qualquer pessoa física ou jurídica que tenha o interesse em alugar um imóvel residencial ou comercial estão aptas a solicitar essa modalidade de seguro.
O seguro fiança locatário garante a aprovação do inquilino?
O seguro fiança reduz o trâmite para aprovação do contrato de locação e garante ao locador o pagamento mais rápido dos valores de aluguel quando o locatário fica inadimplente